quinta-feira, 14 de julho de 2011

Analisando jogador por jogador. Escale Santos x Galo.Minha escalação.

Rafael-Goleiro de muito reflexo e muita mobilidade nas bolas chutadas.Tem ótima saída com as mãos e é firme quando defende.Tem melhorado nas cobranças de falta.É bastante técnico.Melhorou bastante na comunicação com a defesa e também nas reposições, embora não seja o seu melhor fundamento ainda.

Pará- Um jogador bastante "raçudo", embora bastante limitado técnicamente, cresceu na marcação nas laterais mas ainda se perde no posicionamento da linha defensiva de impedimento e também no posicionamento de cobertura quando volta para compor a zaga.Falta leitura de jogo com a bola nos pés e mais confiança nos passes e nos cruzamentos.

Bruno Rodrigo- É um zagueiro brigador,cabeceador, tem boa visão na área mas perde bolas nos drilbles adversários e é um pouco lento.

Edú - É um jogador bastante instável, pode jogar bem uma partida e fazer erros incríveis em outras.É fraco nas bolas paradas na zaga do peixe, precisa trabalhar sempre sua marcação e a do grupo juntamente com os zagueiros e volantes da equipe nas bolas paradas.Precisa sempre se condicionar para segurar o ritmo do jogo.

Vinicius - Ótimo zagueiro, rápido, ainda está um pouco limitado na marcação em linha, mas cabeceia bem e é bom "ladão" de bola na frente da defesa.

Durval - É um ótimo zagueiro, perfeito na cobertura e também nas cobranças de Penalty e faltas.É uma pena deixar outros cobrarem esses fundamentos.Aprendeu a lançar depois das "linhas de tomada de bola" do adversário de tanto darmos toques.É um ótimo cabeceador e está sempre salvando o Santos quando pode.

Léo -Começou muito mal no Santos, com muitas lesões indo e voltando e bastante abaixo do peso ideal.Foi batante criticado, mas conseguiu dar a volta por cima e mostrou que ainda tem bastante amor pelo peixe.Esta indo e voltando menos, a idade está chegando, mas mesmo assim é um perigo na ponta esquerda.

Possebon - Garoto que veio da Inglaterra e não se firmou na equipe.Está sempre técnicamente abaixo dos demais. Não cobre bem a área e atrapalha na saída de bola,poucas vezes faz o diferente e está sempre mal posicionado nos contraataques do adversário.Não tem ganhado pontos enquanto está em campo.

Danilo - Ótimo jogador, mostrou que é polivalente e pode jogar em diferentes funções , além de defender armar e chutar com qualidade, está focado na seleção brasileira e na movimentação de empresários na imprensa, o que reflete negativamente na hora do jogo do Santos.

Erivelton - Garoto da base, disputou alguns torneios no ano passado trasendo títulos para o Santos.É primeiro volante.É um garoto rápido e brigador,marcador, solta rápido e se posiciona com disciplina tática,não tenho visto o garoto na base a muito temp, deve ter aprendido mais coisa, pode ser útil agora nessa fase alguns servindo a seleção.

Geuvâneo - Lateral esquerdo da base que tem se apresentado bem, fazendo gols pela base, tem futuro e é um bom ala também.

Diogo - É um jogador de esplosão que pode fazer uma ou outra jogada de ataque, mas não tem qualidade de passe, de lançamento, de dribles e se atrapalha muitas vezes com a bola, além de não tervisão de jogo e não saber marcar.Parece que tem uma certa falta de ritmo.É um jogador para substituição.

Anderson - Outro volante que entrou em alguns jogos do Santos no ano passado e foi bastante modesto, mas parece ser um jogador que pode ajudar o time nesse momento.

Arouca - Féra.Sem dúvida o melhor jogador desse elenco que estamos trabalhando, bom na marcação, aparece como surpresa na frente, tem problemas no chute e no último passe mas pode chegar lá se o Santos precisar de um 10.

Borges - Grande jogador.Precisa de alguém para trabalhar uma bola na meia ou nas laterais para sobrar uma escorada ou um cabeceio do atacante lá na frente.É muito rápido e sempre ganha no mano a mano.

Felipe Anderson - sempre quando entra o time tem melhorado, embora não seja escalado para entrar jogando, o que é uma injustiça. É bastante novo e tem um futuro bastante promissor como meia direita.Chuta bem, dá volume de jogo na frente e só está instável nos passes devido a sua pouca idade, o que é natural.

Tiago Alves- Alguns jogos muito bonitos de se ver no ano passado, no entanto esse ano percebi um Tiago bastante diferente, meio travado e um pouco desinteressado do time.É preciso pegar confiança no grupo e jogar com o grupo para as coisas aparecerem.Técnica tem de sobra.

Ney, obrigado pelo toque do lance do fone no jogo, não sei se foi para mim... de toda forma se foi...um grande abraço.

Quanto as outras contratações novas prefiro ainda não avaliar pois não deu para tirar conclusões sobre os jogadores nesses poucos jogos realisados.

Minha escalação ? 3 - 5 - 2:

Rafael,

Bruno Aguiar, Vinícius e Durval

Danilo, Arouca, Erivelton, Felipe Anderson e Pará (Geuvâneo)

Borges e Tiago Alves (Richely)

2 comentários:

  1. Concordo com sua escalação, e temos uma boa notícia: o Felipe Anderson foi cortado da seleção sub 20 e volta para o Peixe!

    Edu Dracena não joga e Léo é dúvida.

    E concordo com sua análise dos jogadores, é bem parecido com o que eu vejo.

    Saudações praianas!

    ResponderExcluir
  2. O Santos venceu o Atlético Mineiro por mérito do técnico Muricy Ramalho, que ouviu incessantes pedidos de torcedores santistas para que a equipe atuasse no esquema 3-5-2!

    E funcionou.

    Com os 2 Brunos e Durval na zaga, Pará como ala direita e Wesley Santos como ala esquerda, Arouca e Danilo na função de volantes, enquanto Felipe Anderson e Diogo armavam as jogadas sempre buscando Borges.

    Meu destaque principal fica, portanto, para o técnico Muricy Ramalho, que, sabendo dos 6 desfalques da equipe, armou um time mais defensivo, focado na ocupação de espaço no meio de campo e nas saídas rápidas ao ataque com Arouca, Danilo e Felipe Anderson.

    Uma palavra resume a equipe santista hoje: guerreira.

    Tanto foi assim que no segundo tempo jogamos com os 11 sempre no campo defensivo, para segurar o resultado construído no primeiro tempo, de 2 x 1, e deu certo.

    Com isso, o Santos pula para a 13ª posição, com 11 pontos ganhos e dois jogos a menos que os adversários (mas não podemos esquecer que a esta rodada só termina no domingo).

    O Peixe só voltará a atuar, em razão dos adiamentos, no dia 27 de Julho, contra o Flamengo, na Vila Belmiro, jogo que promete ser duro, mas já com a volta de Neymar, Ganso e Elano.

    Ninguém segura mais o Peixe!

    http://alex-kuhn.blogspot.com/

    ResponderExcluir