quarta-feira, 15 de agosto de 2018

VERGONHA! continua: sem copa do Brasil e está na zona do rebaixamento. 3 meses sem vencer. O que fazer?

Com uma atuação muito semelhante ao que vem apresentando ao longo da temporada, o Santos começa a perder títulos em função do fraco plantel, atraso na compactação do grupo, (em função da mudança do grupo), e falta de especialistas em alguns setores.

No inicio do ano, já com a saída de Oliveira, (atacante) e Lucas Lima, (meia de ofício), e com Zeca (lateral)em processo contra o clube, além da perda de alguns outros jogadores ( que já vinham atuando e foram saindo em anos anteriores), o Santos iria encontrar muita dificuldade para equilibrar o time nesse brasileiro.

Com relação as duas únicas solicitações desse blogueiro, e de maneira até desesperadora, ao presidente do clube,(para que não acontecesse isso que está acontecendo). Foi que se mantivesse, e pudesse   renovar com o RO, com o objetivo (para que  pelo menos ) de ficar no meio da tabela.
 É claro que ia ser um investimento, uma linha de crédito, algum patrocínio paralelo, enfim, alguma coisa deveria ser feita nesse sentido. Mas não foi feito.

Também solicitei na caixa de e mail ao presidente Peres, a contratação do meia Nenê, na época. Nenê estava praticamente carregando o Vasco ,  e com ótimo poder de organização de jogadas, além de já ter passado por aqui. Também não foi atendido.

Foram meus dois únicos pedidos.
É evidente que não sou o mágico da lampada, ou Mandrake, mas RO, será novamente o artilheiro do Brasileiro e Nenê, talvez, campeão brasileiro.

Com relação ao grupo que ficou, encontramos vários problemas: falta de entrosamento,  muitas lesões e falta de amadurecimento de alguns atletas.
Além disso falta de criação e agressividade ofensiva.
Observamos no jogo,apenas  um "vazio de espera" na intermediária, no ataque do adversário,  e uma colocação praticamente estática do time na frente.

Falta sincronia nas linhas, ângulos para passes e lançamentos, nos deslocamentos, e principalmente ensaio para jogadas próximas a área.

Diante disso o Santos, como estava desenhado, tinha que acertar um plano B, ou um plano defensivo.
A defesa praticamente estava composta, mas sem alguém para trabalhar a bola no meio e na frente.
É evidente que, pelo menos, tínhamos que construir um trio na área, para não tomarmos gols.
Exaustivamente falei desse trio e de varias possibilidades de saída de bola aqui nesse blog. Por exemplo:
a)A primeira, e óbvia, possibilita uma subida alternada dos laterais, e a reposição da cobertura, através de zagueiros.
b) a segunda alternativa, o revezamento dos alas,  a troca de laterais e volantes na linha de armação e contenção.
c) a terceira alternativa é a subida de um zagueiro em jogada de ataque com bola aérea, como fator surpresa
d) a quarta alternativa, e talvez a principal, o time nunca deveria ter o terceiro zagueiro sendo um volante , mas com alguém de ofício, para não perdemos as jogadas no meio, a tática na substituição lateral ,e a troca lateral de função, é o que está faltando nesse grupo.

Infelizmente essa disposição tática (3 5 2) acontece no jogo, mas sem zagueiros de ofício, não tem posicionamento defensivo adequado na frente do gol. E com isso,tomamos diversos gols assim.

 Não adiantou nada falar!

Outra cobrança feita, praticamente em todos os posts, era para que o jogador JM, permanecesse  como LE, apenas, porque não tem penetração, não sabe lançar, bate mal no gol quando joga, e principalmente porque não tem fundamentos adequados. Falamos nisso em outra postagem, aliás só fez seu gol, na lateral esquerda, (ultimamente).

O meio de campo é muito mal estruturado, não se sabe quem vai receber o 3º passe.
Não se alinha nem verticalmente , nem horizontalmente e nem lateralmente , como desenho tático, para iniciar jogadas.
Na defesa, aquele vazio defensivo|: não "belisca" o adversário, perde muitas bolas em lançamentos,  passes sem objetivo, (e muitos errados sem qualquer pressão do adversário)

No ataque, Rodrigo, Gabriel e BH, são ótimos jogadores, mas estão perdidos em campo. Sabem onde ficam, mas não sabem o que fazer com a bola, ou como vão receber de alguém depois. Falta alguém que puxe, ou tire um da zaga adversária, para um outro marcar ou tabelar próximo ao gol.
Isso é treino e humildade. Coisa que esta´faltando nesse elenco,  longe de suarem como jogadores santistas de verdade.

Enfim, é muito difícil criticar jogadores agora, porque o time está mal,  alguns estão em fase de amadurecimento e outros ainda se recuperando.
O grupo precisa se unir , trabalhar com determinação , porque do jeito que as coisas estão, a vaca vai pro brejo.
Treinar fundamento é obrigação: chutar, passar, bater penalti, lançar, marcar.
No aproveitamento dos fundamentos? Estamos péssimos!
Eu ontem estava com um menino. Ele não conseguia mandar a bola alta na minha direção com o pé trocado, e para o outro lado do campo. Nem fraca.
 Jogador profissional tem que treinar com os dois pés. Trivela e chapa de pé? com os dois pés. Correr e chutar? com alguém na pressão, com os dois lados da corrida.
Percebemos jogadas com falta de equilíbrio e visão de jogo.

Meu time?
                                      Wanderley
                         Veríssimo, Luis, Gustavo
Guedes ( Ferraz), Pituca, Renato, Rodrigo  e  Dôdo ( J.M)
                                    Gabriel e BH

Vamos Santos, vamos virar esse jogo?