sábado, 27 de outubro de 2018

Santos 3 x Fluminense 0, transição meio/ ataque melhora, mas erros de passes continuam

Santos evolui na transição defesa /ataque, apesar de continuar  fazendo passes errados após a intermediária (em sequencia).
O sistema tático continua um pouco estático , no entanto mais técnico, com a bola no pé e com deslocamentos curtos , que começam a ser produtivos.
Contra o Fluminense percebemos que a montagem do ataque ainda precisa ser definida com maior rapidez, quando o time está com a posse de bola,  ou com troca de bola na frente que facilite a jogada de finalização.
A leitura dos deslocamentos dos meias e atacantes sempre demora um pouco, e isso prejudica o time no começo do jogo, principalmente na marcação da nossa zaga.
Os três gols do Santos foram feitos no final do jogo, precisamos impor mais no começo dos jogos em casa.
Setor por setor, jogador por jogador

GOL: Wanderlei, ótimas defesas nos dois últimos jogos, errou três lançamentos na esquerda no jogo anterior, esse jogo de hoje foi mais equilibrado. É preciso uma melhor recepção nos lançamentos e na volta dessas bolas. Perfeito nos outros fundamentos e conjuntos de jogadas.

LATERAIS:  |Gostei da atuação do Ferraz, conseguiu ler melhor o ataque adversário e teve cobertura para atacar e fazer gols. Do outro lado Dodo consegue equilibrar a linha defensiva, mas falta ainda jogadas para finalização envolvendo o adversário, a leitura na sua transição precisa ser feita pelos volantes.

ZAGUEIROS: Provavelmente não teremos Bambú e Veríssimo no ano que vem, mas devem sair do clube com a cabeça erguida e pela porta da frente. Honraram a camisa do peixe enquanto tiveram aqui. Apesar de faltarem poucas rodadas, o Santos termina o ano com 4 ótimos zagueiros. Eu acredito que apenas o Gringo, que volta de empréstimo, pode ser encorporado, na saída de Veríssimo e Bambú.  o defensor Sabino também deve entrar  para compor com Luíz e Gustavo a defesa de 2019.

VOLANTES: Alison e Pituca conseguiram adquirir um equilíbrio perfeito na marcação central, embora no jogo anterior tivemos uma presença de um jogador livre,saindo do meio campo , entrando na área, e finalizando no gol. Deve ser treinada a infiltração ofensiva dos volantes, alternando com  a manutenção do quarteto defensivo (na leitura do adversário). Acredito que Renato deve começar a ter um intenso trabalho fora do campo com a aproximação da realização contratual, com o cargo executivo, para o ano que vem. A verificação técnica (do executivo) demanda um histórico dos clubes para serem analisados, da demanda técnica,os tipos de negociações existentes e as negociações futuras . Tanto para os diversos jogadores que voltam para o clube,  como os  que vão ser negociados. Acho que vai ser difícil a conciliação das duas funções. É muito trabalho.

MEIAS: Rodrigo é um jogador que tem que flutuar a caminho do ataque, recebendo a bola de ligação, e tocando sempre na sequencia para os dois outros atacantes, ou  outro jogador que inverta a posição. Sanshes, já consegue terminar o jogo, e melhora a cada jogo taticamente, Nessa fase, trocar de lugar no campo é muito importante no ataque para confundir o adversário.

ATACANTES: Gabriel, melhora a cada jogo, mas ainda não troca de posição com os companheiros, é importante ir para as pontas e esperar alguém (para fazer o pivo em dois), para sobrar na sequencia de gol. Isso precisa ser treinado pelo Cuca, o Cuca está lá também para criar e treinar essas jogadas que entram na área para finalização. BH ainda não saiu da fase mais complicada e tem sido substituído, provavelmente a recuperação total do BH será mais lenta, mas taticamente el é muito importante.

No geral o time base está evoluindo, saindo para um plano mais equilibrado. Acredito que os jogos contra o Palmeiras e Flamengo, vão ser os mais importantes da competição, com certeza, os outros temos condições de pontuar, nesse nível de jogo que e estamos fazendo.

O Cuca é um ótimo técnico, bastante engraçado, muito gente boa, e está fazendo um ótimo trabalho. É um dos técnicos que mais me identifiquei nos últimos anos.

SANTOS RUMO A LIBERTADORES DE 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário