domingo, 4 de novembro de 2018

Peres "autoriza" e empresários e imprensa detonam indiretamente Wanderley. E o mito falha pela primeira vez!

Já não é de hoje que notícias de transferências de jogadores na imprensa, provocam ira na torcida e instabilidade no jogador.
A primeira falha de Wanderley com a camisa do Santos, aconteceu justamente quando empresários e imprensa, resolveram testar, ou trabalhar o valor do jogador através de veiculação de interesse de clubes. Com isso  praticamente iniciou -se  um leilão entre o clube e um possível interesse de outro time. Associando assim, a uma "possível" futura dispensa, devido ao  seu elevado salário contratual. Esse procedimento, e o torcedor tendo Wanderley como o nosso ídolo, provocou descontentamento entre os torcedores, e prejudicou o seu estado emocional contra o Palmeiras. A falha, no gol tomado,  foi fruto desse desgaste.
Em primeiro lugar, e está no estatuto do clube, quem deve tratar da possível transferência, ou qualquer negociação do atleta, é o presidente do clube. Ninguém tem essa autorização, e nem é legal, via imprensa ou por qualquer meio de comunicação, expor, como produto de qualquer especulação, um jogador com contrato em vigência na equipe. Especulações não estão no estatuto do clube, não é permitida, muito menos interlocução publica de negociação por pessoa não habilitada para isso.
Seja empresários ou jornalistas.
Temos informações sobre gastos com jogadores que repassavam bons valores a empresários em comissões de transferências, elevado número de jogadores sem condições técnicas no plantel, além do excesso de funcionários desnecessários ao clube, que também trazem despesas significativas. Ficamos longe dos 5 milhões mensais de gastos, situação necessária para viabilizar o clube.
Em segundo lugar, o Santos não é uma feira, e muito menos um mercado de batatas, o nosso nome esta acima de qualquer pessoa que tente diminuir nosso nome, afetando nosso patrimônio ou diminuindo nosso clube e nosso torcedor.
Jornalistas ridículos,  sem nenhum recurso ético ao citar negociação de jogador, valores e clubes interessados. O torcedor santista, a torcida, é muito mais importante, e a marca Santos FC, esta muito acima dessas pessoas.
Nesse sentindo, vendo essa história acontecer nos 3 anos de contrato com Lucas Lima, "prometido" para um monte de lugar, e se queimando com a torcida, vários jogadores como Ferraz, Dodo, Veríssimo, Bambú, entre outros,que  alguns ano passado e outros esse ano também, sofreram com problemas de especulação publica, posso vir a tomar uma posição radical. Não apoiar o presidente Peres se isso continuar, ou se as devidas providencias não forem tomadas para que isso seja evitado.
Quem se beneficia com isso? Quem autoriza isso? Quem faz isso?
Realmente incomoda muito, ver nossos jogadores metidos em leilões, diminuindo nossa marca e desrespeitando o contrato aqui existe,
O que tenho a dizer, é que  se esse tipo de comportamento repetir deixarei de apoiar Peres, e farei o possível para que as negociações aconteçam de forma interna.
  Gostaria que fosse a última vez que isso acontecesse.
Uma boa noite a todos!

Santos rumo a libertadores

sábado, 27 de outubro de 2018

Santos 3 x Fluminense 0, transição meio/ ataque melhora, mas erros de passes continuam

Santos evolui na transição defesa /ataque, apesar de continuar  fazendo passes errados após a intermediária (em sequencia).
O sistema tático continua um pouco estático , no entanto mais técnico, com a bola no pé e com deslocamentos curtos , que começam a ser produtivos.
Contra o Fluminense percebemos que a montagem do ataque ainda precisa ser definida com maior rapidez, quando o time está com a posse de bola,  ou com troca de bola na frente que facilite a jogada de finalização.
A leitura dos deslocamentos dos meias e atacantes sempre demora um pouco, e isso prejudica o time no começo do jogo, principalmente na marcação da nossa zaga.
Os três gols do Santos foram feitos no final do jogo, precisamos impor mais no começo dos jogos em casa.
Setor por setor, jogador por jogador

GOL: Wanderlei, ótimas defesas nos dois últimos jogos, errou três lançamentos na esquerda no jogo anterior, esse jogo de hoje foi mais equilibrado. É preciso uma melhor recepção nos lançamentos e na volta dessas bolas. Perfeito nos outros fundamentos e conjuntos de jogadas.

LATERAIS:  |Gostei da atuação do Ferraz, conseguiu ler melhor o ataque adversário e teve cobertura para atacar e fazer gols. Do outro lado Dodo consegue equilibrar a linha defensiva, mas falta ainda jogadas para finalização envolvendo o adversário, a leitura na sua transição precisa ser feita pelos volantes.

ZAGUEIROS: Provavelmente não teremos Bambú e Veríssimo no ano que vem, mas devem sair do clube com a cabeça erguida e pela porta da frente. Honraram a camisa do peixe enquanto tiveram aqui. Apesar de faltarem poucas rodadas, o Santos termina o ano com 4 ótimos zagueiros. Eu acredito que apenas o Gringo, que volta de empréstimo, pode ser encorporado, na saída de Veríssimo e Bambú.  o defensor Sabino também deve entrar  para compor com Luíz e Gustavo a defesa de 2019.

VOLANTES: Alison e Pituca conseguiram adquirir um equilíbrio perfeito na marcação central, embora no jogo anterior tivemos uma presença de um jogador livre,saindo do meio campo , entrando na área, e finalizando no gol. Deve ser treinada a infiltração ofensiva dos volantes, alternando com  a manutenção do quarteto defensivo (na leitura do adversário). Acredito que Renato deve começar a ter um intenso trabalho fora do campo com a aproximação da realização contratual, com o cargo executivo, para o ano que vem. A verificação técnica (do executivo) demanda um histórico dos clubes para serem analisados, da demanda técnica,os tipos de negociações existentes e as negociações futuras . Tanto para os diversos jogadores que voltam para o clube,  como os  que vão ser negociados. Acho que vai ser difícil a conciliação das duas funções. É muito trabalho.

MEIAS: Rodrigo é um jogador que tem que flutuar a caminho do ataque, recebendo a bola de ligação, e tocando sempre na sequencia para os dois outros atacantes, ou  outro jogador que inverta a posição. Sanshes, já consegue terminar o jogo, e melhora a cada jogo taticamente, Nessa fase, trocar de lugar no campo é muito importante no ataque para confundir o adversário.

ATACANTES: Gabriel, melhora a cada jogo, mas ainda não troca de posição com os companheiros, é importante ir para as pontas e esperar alguém (para fazer o pivo em dois), para sobrar na sequencia de gol. Isso precisa ser treinado pelo Cuca, o Cuca está lá também para criar e treinar essas jogadas que entram na área para finalização. BH ainda não saiu da fase mais complicada e tem sido substituído, provavelmente a recuperação total do BH será mais lenta, mas taticamente el é muito importante.

No geral o time base está evoluindo, saindo para um plano mais equilibrado. Acredito que os jogos contra o Palmeiras e Flamengo, vão ser os mais importantes da competição, com certeza, os outros temos condições de pontuar, nesse nível de jogo que e estamos fazendo.

O Cuca é um ótimo técnico, bastante engraçado, muito gente boa, e está fazendo um ótimo trabalho. É um dos técnicos que mais me identifiquei nos últimos anos.

SANTOS RUMO A LIBERTADORES DE 2019

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Vitória 0 x Santos 1. "canhotos" no bobinho já. 2 toques com a perna direita

A proposta é reunir os canhotos do time, na lua cheia do campo de treino.
O bobinho será de dois toques SÓ VALE PÉ DIREITO, com 2 no Bobo.
 Vamos achar o melhor de 10 bobos, a cada dia.
Os canhotos? Dodô, Pituca, Gabriel, Copete, são os responsáveis pelo evento, e reunir todos os canhotos do time antes dos treinos.
O pior da semana paga 20 flexões e o melhor ganha 100 reais do lr. Pode vir me cobrar , Quem topa?
Quem topa?
Infelizmente temos visto muitas bolas jogadas, onde a coordenação , equilíbrio dos jogadores na realização de jogadas com o pé direito, ou com a posição de tomada de bola pela direita, ou finalização, está bem defasada pelos canhotos do time.
Precisamos treinar isso, para não vermos mais jogadas terríveis, que tem acontecido nos jogos.
Gabriel, e Pituca, depois Dodo, Copete são os que mais precisam de equilíbrio e treino.
O  Gabriel quando jogava na base já tinha esse problema, mas nada foi corrigido, infelizmente.
Os outros precisam de treinamento diário também.

Setor e Jogadores
GOL: Wanderlei , muito bom, consegue transmitir posicionamento e responsabilidade para cada jogador, está em grande fase e merece uma vaga na seleção do Brasil.

LATERAIS: As jogadas precisam sair e ter mais objetividade, sinto falta do Dodo mais agressivo, e os jogadores de frente com melhor condição de troca e finalização.
Já Vitor, está entrando bem pelo lado e pela ponta, mas ainda não temos a passagem da bola,certa, para quem está na frente, ou entrando no bico ou no meio da área. Falta treinamento.

DEFESA: Gustavo, na base, tinha uma boa direção de cabeçadas, puxadas, arranques , chutes, e flexão adequada. Está começando a adquirir essa forma depois dessas últimas atuações. Melhora a parte tática, e começa a apresentar um bom rendimento como no tempo da base. Já Luiz ainda está um pouco longe do ideal, precisa de um melhor preparo técnico e tático ainda.

VOLANTES: Alison é um "pitbull" na frente da área , mas precisa ter suporte nas arrancadas e deslocamentos laterais de cobertura, quando sai do meio. As distâncias laterais dos atacantes tem gerado jogadas de gol. A leitura  de quem arma, no adversário, precisa ser melhor planejada no grupo. Pituca começa a ter mais tranquilidade para jogar, também precisa saber quem marca, quem  vai para o outro ficar e equilibrar as jogadas no campo de ataque, no 1 ou no 2 da defesa. Seja no centro ou nas laterais.Isso ainda continua bem confuso no grupo.

ARMADORES: Acho que Rodrigo, precisa ter mais liberdade para jogar na recepção de defesa e ataque , mas precisa compactar o 3º passe também. é um jogador que pode ser o último atacante para fazer gol, como pode vir receber e inverter jogadas com quem sobe. Sanches, é um ótimo jogador, a melhor contratação do Santos. sabe conduzir jogadas, e tem boa leitura do adversário. Mas precisa equilibrar sua energia para ficar a partida inteira com bom preparo físico, e com melhores opções nas criações de jogadas.

ATACANTES: Gabriel, está fazendo gols, mas tem perdido gols incríveis também, errando nas conduções e passes, pelo lado e perna direita do corpo, principalmente. Além de  ficar em posicionamentos , no campo, pouco criativos. A bola não pode vir por cruzamento aéreo para ele. Então tem que ser trabalhada, virada de lado, cutucada certa, achar o espaço de entrada, de direita ou esquerda para fazer o gol, (e não adianta chorar). A bola tem que chegar na frente, no lado , ou atrás da zaga. Isso é treino do Cuca, não tem o que fazer para melhorar. BH, esta atravessando uma fase muito chata. Tem potencial, sabe fazer a jogada do mano a mano, mas o corpo não tem acompanhado. Isso é momentâneo, esses erros vão se transformar em acertos, e em breve o atacante vai voltar a fazer o que sempre fez: Gols.

Enfim, o Santos precisa ser mais criativo e ao mesmo tempo mais combatente no setor ofensivo. Acertar jogadas que não estão dando certo, e procurar diminuir a atuação do adversário com as bolas no campo defensivo, lendo as jogadas do adversário, antes dos lances. O treino dos "canhotos" com a "direita", incluindo aí o equilíbrio corporal para jogar, parece uma brincadeira, mas é algo que deveria ser feito, como rotina.

Boa semana a todos

Santos rumo a libertadores.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Santos x Cruzeiro, em alto astral, vai em busca da vaga para libertadores 2019.

O Santos tem jogado muito bem, acertou a zaga, com  Gustavo e Bambú e o meio com três volantes, e ainda  com um desempenho melhor nas linhas e jogadas laterais, além dos apoios  aos alas e centrais na frente do ataque.
O time "diminuiu o campo",entre as linhas de jogo, e está sabendo também lutar no terreno ofensivo com a volta de Gabigol a sua melhor fase.
Infelizmente Cuca teve apenas duas semanas de treino até aqui, apesar dos 40 dias no grupo,mas já consegue estabilizar as linhas e consegue utilizar as criações do meio campo, tão questionadas no começo do ano.
Se Gustavo ainda não acerta 100% o tempo da bola nos arremates e puxadas, consegue ser perfeito nas coberturas e tiradas centrais. Dodo, se posiciona bem melhor, mas ainda erra passes (5 feios, no último jogo), incluindo os "sem pressão", já o nosso ala direita, precisa ficar mais calmo e parar de reclamar. Pitucha, precisa articular melhor com os outros volantes, para saber como e quando proteger meios e alas, e sobrar na frente quando necessário, mas é uma questão de tempo e conversa.
Tanto com Rodrigo armando, como atacando o Santos fica forte, e Gabriel é bom saindo da ponta , como saindo do meio na última bola.
Os lançamentos saindo das laterais, e na tabela ofensiva, tem dado certo, mas o terceiro passe ainda precisa ser trabalhado.  Os melhores ataques do Santos apareceram assim, nos últimos jogos.
Eu Acho que o Santos vai fazer uma ótima partida. acredito que esse crescendo e a mudança maior do Santos, pode ser nesse jogo.
O meu time é esse que o Cuca tem escalado sempre, talvez o treinador com maior sintonia com o que tenho tido em todo esse tempo de blog.Parabéns Cuca!
SANTOS FC, RUMO A LIBERTADORES 2019

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Jurídico ou administrativo, o Santos FC é a fonte!

O Santos tem um patrimônio forte, histórico,mas por brigas internas, e também de grupos externos, a marca, o nome Santos FC é jogado para qualquer lugar.
 A imprensa, infelizmente, passa a ser trampolim para alguns, através da mentira, de situações que possam denegrir a imagem do seu opositor,com associações indevidas ao nome Santos FC, para muitos destes,COM "ROJÕES" DE VENDAS DE JOGADORES, E COM VENDAS IRRESPONSÁVEIS, tirando proveito próprio apenas. 
Há muito tempo é imprescindível que a apresentação do IR, acontecesse, aqueles que devem, que contratam e depois cobram, ou aqueles que apenas terceirizam o nosso patrimônio administrativo.
O Jurídico exige de um administrativo, que "bebe" a água do Santos, mas vive "morrendo de sede" e nada faz para "melhorar a fonte".
O jurídico deveria exigir mais que uma simples dívida seja paga, mas também qual foi o contexto em que a fonte Santos, gerou a água (dinheiro), e quando ela secou. Porque as pessoas ficaram saciadas "por dinheiro" e a bica "Santos" esta seca?
 É preciso conhecer esses empresários que aparecem por aqui e acabam com o nosso patrimônio, chamado time de futebol. 
É preciso colocar essas pessoas na cadeia,as fazendo devolverem o que levaram. 
Se existe alguém que pega em nome de terceiros .Quem são esses terceiros?
 O Santos tem que voltar a ser uma mina limpa, que jorre água limpa, e que nunca mais seque.
 E que se algum Juíz autorize a tirar algum dinheiro daqui , que saiba o quanto que vai poder entrar depois, ou o quanto ainda se tem para se manter o clube.

POIS AQUI É A MINA , E SEMPRE SERÁ...SANTOS FC

sábado, 25 de agosto de 2018

Duas vitórias seguidas, fora da zona, 40 mil no Paca, mas D.M. manda!

Apesar do Santos ter vencido as duas últimas partidas (Sport e Bahia) pelo placar de 2 x 0, estar fora da zona de rebaixamento, ter empatado com os argentinos 0 x0, na próxima terça com o Pacaembu completamente lotado e voltar a enfrentar esse time novamente , quem vai mandar no time é o D.M.

Só os médicos do Santos podem dar a escalação para a próxima partida.

É impossível o técnico Cuca querer escalar o time (na altura do campeonato), com a intensidade dos jogos, as pancadas recebidas,  o risco de lesões futuras, devido a proximidade entre os jogos existentes.

O time:

No gol, Wanderlei tomou duas pancadas feias contra os gringos , mas já esta bem e não teve problema contra o Bahia, possivelmente será o titular.

Nas laterais, temos apenas Daniel , que também tomou duas pancadas nesse jogo de hoje, mas deve jogar , enquanto Jean Mota, mais descansado, pode entrar no setor esquerdo (com Dodô suspenso e que também merece descanso ).

Na defesa, está o maior problema, com Veríssimo e Bambu dando o recado, Gustavo saiu bem mal, mas pode entrar, depois de tudo que passou isso é fichinha. Veríssimo em estado critico nos finais dos jogos, e em caso de substituição, teremos que improvisar.

Como volantes, temos Pitucha entrando direto e deve enfrentar os gringos, mas todo cuidado é pouco ate terça, Renato não tem entrado, Alison também recuperando a melhor forma.

Os meias  Sanshes , sem o resultado do embrólio não sabe se entra ou não, está bem, Rodrigo tomou três pancadas nos três jogos , merece um descanso, mas terá que atuar.

Com o ataque temos BH atravessando uma fase de readaptação, tem tomado pancadas na sequencia dos jogos, e tem dado o recado, finalmente Gabriel que está sendo recuperado pelo Cuca, e pode surpreender nesse final de campeonato. Futebol nos sabemos que ele tem de sobra.

Vamos torcer para o DM santista acertar nas escolhas, e ajudar o Santos a sair desse momento  com o Pacaembu totalmente lotado, com 40 mil santistas, nessa próxima terça feira.

"Vamo que vamo" Santos.


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

VERGONHA! continua: sem copa do Brasil e está na zona do rebaixamento. 3 meses sem vencer. O que fazer?

Com uma atuação muito semelhante ao que vem apresentando ao longo da temporada, o Santos começa a perder títulos em função do fraco plantel, atraso na compactação do grupo, (em função da mudança do grupo), e falta de especialistas em alguns setores.

No inicio do ano, já com a saída de Oliveira, (atacante) e Lucas Lima, (meia de ofício), e com Zeca (lateral)em processo contra o clube, além da perda de alguns outros jogadores ( que já vinham atuando e foram saindo em anos anteriores), o Santos iria encontrar muita dificuldade para equilibrar o time nesse brasileiro.

Com relação as duas únicas solicitações desse blogueiro, e de maneira até desesperadora, ao presidente do clube,(para que não acontecesse isso que está acontecendo). Foi que se mantivesse, e pudesse   renovar com o RO, com o objetivo (para que  pelo menos ) de ficar no meio da tabela.
 É claro que ia ser um investimento, uma linha de crédito, algum patrocínio paralelo, enfim, alguma coisa deveria ser feita nesse sentido. Mas não foi feito.

Também solicitei na caixa de e mail ao presidente Peres, a contratação do meia Nenê, na época. Nenê estava praticamente carregando o Vasco ,  e com ótimo poder de organização de jogadas, além de já ter passado por aqui. Também não foi atendido.

Foram meus dois únicos pedidos.
É evidente que não sou o mágico da lampada, ou Mandrake, mas RO, será novamente o artilheiro do Brasileiro e Nenê, talvez, campeão brasileiro.

Com relação ao grupo que ficou, encontramos vários problemas: falta de entrosamento,  muitas lesões e falta de amadurecimento de alguns atletas.
Além disso falta de criação e agressividade ofensiva.
Observamos no jogo,apenas  um "vazio de espera" na intermediária, no ataque do adversário,  e uma colocação praticamente estática do time na frente.

Falta sincronia nas linhas, ângulos para passes e lançamentos, nos deslocamentos, e principalmente ensaio para jogadas próximas a área.

Diante disso o Santos, como estava desenhado, tinha que acertar um plano B, ou um plano defensivo.
A defesa praticamente estava composta, mas sem alguém para trabalhar a bola no meio e na frente.
É evidente que, pelo menos, tínhamos que construir um trio na área, para não tomarmos gols.
Exaustivamente falei desse trio e de varias possibilidades de saída de bola aqui nesse blog. Por exemplo:
a)A primeira, e óbvia, possibilita uma subida alternada dos laterais, e a reposição da cobertura, através de zagueiros.
b) a segunda alternativa, o revezamento dos alas,  a troca de laterais e volantes na linha de armação e contenção.
c) a terceira alternativa é a subida de um zagueiro em jogada de ataque com bola aérea, como fator surpresa
d) a quarta alternativa, e talvez a principal, o time nunca deveria ter o terceiro zagueiro sendo um volante , mas com alguém de ofício, para não perdemos as jogadas no meio, a tática na substituição lateral ,e a troca lateral de função, é o que está faltando nesse grupo.

Infelizmente essa disposição tática (3 5 2) acontece no jogo, mas sem zagueiros de ofício, não tem posicionamento defensivo adequado na frente do gol. E com isso,tomamos diversos gols assim.

 Não adiantou nada falar!

Outra cobrança feita, praticamente em todos os posts, era para que o jogador JM, permanecesse  como LE, apenas, porque não tem penetração, não sabe lançar, bate mal no gol quando joga, e principalmente porque não tem fundamentos adequados. Falamos nisso em outra postagem, aliás só fez seu gol, na lateral esquerda, (ultimamente).

O meio de campo é muito mal estruturado, não se sabe quem vai receber o 3º passe.
Não se alinha nem verticalmente , nem horizontalmente e nem lateralmente , como desenho tático, para iniciar jogadas.
Na defesa, aquele vazio defensivo|: não "belisca" o adversário, perde muitas bolas em lançamentos,  passes sem objetivo, (e muitos errados sem qualquer pressão do adversário)

No ataque, Rodrigo, Gabriel e BH, são ótimos jogadores, mas estão perdidos em campo. Sabem onde ficam, mas não sabem o que fazer com a bola, ou como vão receber de alguém depois. Falta alguém que puxe, ou tire um da zaga adversária, para um outro marcar ou tabelar próximo ao gol.
Isso é treino e humildade. Coisa que esta´faltando nesse elenco,  longe de suarem como jogadores santistas de verdade.

Enfim, é muito difícil criticar jogadores agora, porque o time está mal,  alguns estão em fase de amadurecimento e outros ainda se recuperando.
O grupo precisa se unir , trabalhar com determinação , porque do jeito que as coisas estão, a vaca vai pro brejo.
Treinar fundamento é obrigação: chutar, passar, bater penalti, lançar, marcar.
No aproveitamento dos fundamentos? Estamos péssimos!
Eu ontem estava com um menino. Ele não conseguia mandar a bola alta na minha direção com o pé trocado, e para o outro lado do campo. Nem fraca.
 Jogador profissional tem que treinar com os dois pés. Trivela e chapa de pé? com os dois pés. Correr e chutar? com alguém na pressão, com os dois lados da corrida.
Percebemos jogadas com falta de equilíbrio e visão de jogo.

Meu time?
                                      Wanderley
                         Veríssimo, Luis, Gustavo
Guedes ( Ferraz), Pituca, Renato, Rodrigo  e  Dôdo ( J.M)
                                    Gabriel e BH

Vamos Santos, vamos virar esse jogo?