sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Levir acerta time no segundo tempo contra Fla. Mas sincronia e fundamentos precisam melhorar. Jornalistas da Globo continuam atrapalhando o Santos.

O Santos enfrentou o Flamengo nessa quarta feira, fez o seu melhor segundo tempo da temporada, dando a impressão que aquele Santos alegre e agressivo das temporadas de 2010 e 2011 poderia e pode aparecer de novo.

 Temos um trabalho de substituição dos lesionados muito bem feito, jogadores que inclusive eram preteridos por Dorival Jr, atuam em suas posições originais, e desenvolvem um bom trabalho após sequencia de dois ou três jogos.
  Vale dizer que quando falamos em posições originais não implica em estar fixo em um lugar do campo, mas a partir da sua área de conforto, procurar deslocamentos em outras partes do campo também.

 Nesse ano tivemos o ingresso de Bruno Henrique na equipe que joga mais vezes. Está fazendo a diferença no ataque, sabe investir contra seus marcadores e  aproveitar as bolas antes ou depois da zaga,Coppete se atrapalha com a bola, mas tem função defensiva e tática importante para o grupo,
 já Ricardo Oliveira ainda está pensando mas não está executando, precisa de mais mobilidade, flexibilidade nas suas jogadas, até mesmo nos últimos gols  perdidos nas suas ultimas aparições no torneio, com Kaique teve oportunidade de refazer a jogada de gol. É natural isso acontecer, por estar em recuperação de problemas físicos de diferentes origens, não só das pernas, mas merece uma reflexão de como deve entrar na partida.
No meio campo, com a saída de Maia (em definitivo) e depois Renato, tivemos um descontrole na frente da zaga,e quando eramos atacados deixamos de fazer gols. Cobrimos a primeira linha da defesa e não repomos adequadamente o retorno ao ataque. Yuri e Alison estão entrando de forma defensiva, e isso deve avançar Zeca, Daniel e Lucas ou Jean Mota, que podem ocupar espaços na meia e fortalecer o contra ataque.
O Santos começa a desenhar jogadas de cabeça e de faltas , passes na frente, o que não existia como aparecimento de treinamento.
Na zaga embora,com poucos gols tomados, ainda estamos fazendo poucos gols, o que implica dizer que o goleiro esta catando muito e o ataque esta fazendo a "sanfona" com a defesa de forma não muito sincronizada, ou seja, faltam  criações coletivas, passes, chutes e principalmente calma nas jogadas depois do meio campo.

Finalmente,é importante falar do destaque da equipe: Wanderlei. E todos os goleiros da equipe técnica santista, show em todos os campeonatos que temos. Não é atoa que centenas de meninos querem segurar o arco santista . Do estrelinha ao profissional passando por todas as categorias.   Hoje Wanderlei, Wladi, João, Gabriel, John,  goleiros  experientes, com altíssimo nível técnico,fazem papel protagonista para todas as crianças que estão começando, e existe praticamente uma escola de goleiros, com todas as categorias.

No resto do time,infelizmente nossos campeões da copinha  sub 20, de 2013 e 2014,não estão todos no elenco, não trouxeram o conjunto de lá para essa base atual do time. Dos jogadores atuais, que estão no elenco do time, temos apenas João, Daniel, Gustavo, Zeca, Alison, Léo e Serginho apenas, (os outros da base entraram antes ou depois, incluindo  Veríssimo, que veio do Linense um pouco depois), e que quase não entram no time,  empresários dessa gestão  preferem jogadores agora contratados.

Jornalistas da Globo continuam atrapalhando o Santos.

Se não bastasse o "bonzinho" da internet dos postais da globo, Lucas Musetti, comentarista do Santos, "elogiar" e vender a todo momento nossos jogadores,para o mundo inteiro (até para a China ou Barcelona, como foi o caso do Lucas Lima) , "soltar rojão" desrespeitando o jogador em contrato com o clube e torcedores, que admiram seus ídolos e não querem seus astros fora do clube, por "míseros centavos" pela publicação de um "relise", que se espalha  e ninguém fala nada. Agora outros entram no campo, da mesma Globo, e "cantam jogadas" ao árbitro, jogadas que estão acontecendo vídeo tape. É mole ou quer mais?


Santistas, vamos ganhar a libertadores e o brasileiro só para acabar com essa palhaçada global!

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Vitória 0 x Santos 2, Levir acerta tempo de bola no ataque. Lucas Lima termina contrato no Santos e Musseti (Globo) vai "vender batata" na China.

Vitória 0 x Santos 2, Levir acerta tempo de bola no ataque

   Com Levir , o  Santos inicia nova fase, trabalha com treinadores auxiliares, que sabem o que é parede defensiva: tanto nossa como a do adversário. O Santos aprendeu também a tomar e repor a bola com programação dos atacantes, e consegue fazer gols com bastante  facilidade.
  Tínhamos cansado de dizer aqui, o posicionamento do time estava errado, que o grupo estava sem programação ofensiva.
Além disso tem contado com a excelente fase do goleiro Wanderlei,  com o entrosamento de Bruno    Henrique e Copete nas trocas de passe na frente do ataque, e com a participação mais efetiva da aproximação de volantes e zaga na troca e e na defesa.
   Os laterais estão fechando mais na marcação e tem dado o passe para os jogadores receberem em movimento de  pêndulos e avanços nas costas ou na frente do adversário. A Zaga fica mais próxima da área e não toma bolas com curvas a algum tempo.Os volantes passeiam entre a zaga e sobem para os lados quando alguém muda de posição, e o toque para a o segundo passe é bastante rápido.Os meias e atacantes também se confundem, (no bom sentido), atrapalhando a defesa do adversário.
Parabéns Levir!

Lucas Lima termina contrato, e Musseti (Globo) vai "vender batata" para a China.

O jogador Lucas Lima praticamente já pode se transferir para outro clube, e ´por lei assinar um pré contrato a partir de 1º de Julho de 2017 para atuar em 2018 em outro clube. O que é muito saudável para o jogador que tem 26 anos, e honrou a camisa santista.
Sai agora, sem nenhum compromisso com parcerias, vínculos federativos  ou projetos administrativos de terceiros. Por outro lado, em outros anos,  jornalistas que se dizem "bonzinhos"com reportagem santistas (exceto crítica a Bueno, que não estava nos planos de Levir), tentavam encaixar  jogadores em times de empresários, com notícias fabricadas, e o pior, sem autonomia para isso,  Inclusive desrespeitando a vontade do torcedor santista, que queria e quer ver o seu "patrimônio" ganhando dois títulos paulistas. Podemos dizer que esses jornalistas, devem respeitar o Santos FC, ou então tentarem "vender batata" para a China, Será que conseguem?

AQUI É SANTOS FC PÕ!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Santos perde duas seguidas,SP e Ferroviária.Não existe tática nova, apenas jogadores mal posicionados em campo."DORIVAL PROF PARDAL"? CHEGA!

Essa história de tática nova do Santos é uma tremenda MENTIRA.

Em primeiro lugar, quando se inicia uma tática nova, é importante ter uma base inicial muito bem trabalhada, para que todas as modificações de jogadas e jogadores no espaço defensivo ou ofensivo,  sejam bem realizadas e bem sucedidas.

O Santos entrou com cinco modificações, não tem bola de 3 passes "acertadas" no ataque. As  trocas de posições e perda de passes, mostraram falta de cobertura defensiva, até mais que um simples 4 1 4 1 ou 4 2 3 1, etc.

No Blog anterior havia dito que tomaríamos mais gols pela esquerda e com bolas cruzadas, também no  contra-ataques.

Não deu outra, com dois volantes de origem e baixos, no lugar de  zagueiros , qualquer zagueiro alto do adversário, coloca lá dentro. A falta do Zeca, e o erro de marcação nos outros gols, passa por essas observações.

Os laterais, quando trocam de posições, ou vão para o meio, não melhora a qualidade do ataque, não existe como eu falei , treinamento dos 3 passes e nem cobertura defensiva no erro do nosso passe.

Já na frente,tivemos chutes mal dados e gols perdidos por absoluta falta de técnica de alguns jogadores.

Thiago Maia, por exemplo, contra a Ferroviária, arriscou 4 arremates.Errou todos.

Coppete estava perdido na ponta esquerda, em 3 jogos acertou apenas um gol, contra o São Paulo,  No restante, não fez absolutamente nada  em todos os jogos, além disso, cobriu mal nas investidas do adversário pela esquerda.

Donizette joga muito mais do que apresentou nas partidas em que entrou. Fez jogadas com passes laterais apenas, bastante lento na reposição, não fez nenhuma ultrapassagem que levasse perigo ao adversário.

Lucas Lima teve momentos bons, mas jogou mal contra o São Paulo.

 Léo não entrou bem contra a Ferroviária , não abriu espaço,não fez as tabelas para encurtar as linhas para chutes na frente da área, além de não aparecer taticamente nas viradas de bola, nos  chutes a gol e nos lançamentos.

Cleber, não tem condições para entrar jogando ainda, Yuri,completamente fora de posição,

Ricardo e Bueno fizeram o que podiam fazer, mas defensivamente não tivemos nenhuma tática apresentada.

Os outros jogadores contratados não corresponderam em campo.

Enfim, o Santos tem que entrar com um time composto e com base defensiva, infelizmente.

Isso se quisermos  ganhar alguns pontos antes de Luiz, Gustavo e Renato voltarem ao time.

OU TROCAR DE TREINADOR!

Saudações santistas









domingo, 12 de fevereiro de 2017

Santos 3 x Red Bull 2.Mesmo com Dorival "Prof. Pardal" Santos ganha.

O time do Santos enfrentou um time relativamente fraco nessa manhã de Domingo. Era para ser goleada mas Dorival complicou.

Vamos explicar: O Santos entrou em campo sem  seu miolo defensivo com Luiz, Gustavo, ou mesmo David, sem Wanderlei, e e sem Renato, o time praticamente veio com um "quadrilátero" sem entrosamento e sem ritmo de jogo.

Com Wladimir, Veríssimo, Yuri e Donizete entrando, o time  procurava achar a melhor posição para defesa e linhas de contenção no meio campo.

No segundo tempo, com mais entrosamento, com Donizete aproveitando os espaços no meio e com Thiago fazendo as subidas e coberturas,o Santos apareceu melhor..

Lucas trocando  passes na frente e lançando  Rodrigão a chave para a vitória aumentar.

No entanto o que se observava era a velocidade ofensiva pelo lado direito do adversário, o "leque" bem feito com lançamentos na área,e uma certa facilidade de lançamento no meio (que estava sendo corrigida).

No entanto nosso querido "Pardal" resolveu tirar um volante I: Donizete, e colocar um meia: Léo C. que praticamente desapareceu na marcação e ocupava o mesmo espaço de Lucas L.

Para completar tirou Rodrigão, que prendia a zaga do Red Bull, e recebia os passes ,  e colocou jogadores ainda sem o devido preparo técnico para jogar  no  ataque.

Na esquerda Coppete acumulava dois cartões,fazia péssima partida e nossa zaga avermelhava com cartões.

O simples e tranquilo,

Seria avançar Yuri para volante, sua posição de origem, caso de fato precisasse tirar (como tirou) Donizete.

Entrar com mais um zagueiro  alto para cortar bolas, e conter as subidas laterais do Red Bull com mais um lateral na esquerda.

Cajú deveria ter entrado no lugar de Coppete para conter o setor, e liberar  Lucas Lima em uma linha mais fechada e  com maior proteção no ataque.

Tenho dito e repito Dorival encontrou um time pronto, trocou três peças,  mudou o campeonato do ano retrasado e se mantém através desse núcleo de atletas da base vencedora até hoje com com Gustavo, Maia e Zeca.(Para tirar Werlei e Chiquinho não precisa nem de treinador.)

Vamos torcer para o Dorival não mudar os jogadores sem observar o jogo. Se fosse um time um pouco mais forte teríamos perdido.

Saudações santistas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Marinho vira "febre" na internet santista. 1000 "Curtidas querem contratação.Lucas Lima deve ficar até terminar o contrato.

Marinho vira "febre" na internet santista.

Parece que a torcida santista achou um nome para brigar por contratação esse ano.

Esse nome é Marinho do Vitória do Bahia. Revendo os últimos jogos no Brasileiro e a garra do jogador, além dos gols, podemos entender o porque dessa imensa solicitação.

Tem a cara do time santista, ir para o mano a mano, jogadas bonitas e personalidade.

Provavelmente a diretoria poderia começar a se mexer, porque já virou unanimidade entre os comentários nos vários posts que preferem contratações para o nosso clube.

Esse blog costuma ser interpessoal e atender a vontade dos torcedores, seria uma ótima linha com Copete, Ricardo e Marinho, não vai ter para ninguém.

Lucas Lima deve ficar até terminar o contrato no Santos.

Se percebemos o que aconteceu com o Ney, é melhor Lucas Lima esperar terminar todos os vínculos empresariais administrativos para ir para fora do país. No ano que vem teremos agenda completa com libertadores, acho importante para a sua carreira tudo isso.

Um dia cheguei a comentar com um colega. O Ney deveria  sair 100%, nem que ficasse totalmente duro, mas comprasse todos os seus direitos administrativos, cumpriria seu  contrato com o Santos até a copa (na época) e depois fecharcomo Barça. Mas infelizmente não foi isso que aconteceu.Todos sabem.

Nem que se for por um centavo, é melhor ir com todos os direitos "no bolso" e fazer uma negociação 100%. Não gostaria de ver Lucas fora do Santos, mas acho importante para a sua carreira jogar no exterior, mas não apenas pela grana. Jogar tranquilo e sabendo o que pode ser feito por vontade própria.

Deve analisar: segurança,viagens, moradia, impostos,imagem da relação onde estiver com a sua vida no futebol futura e principalmente independência administrativa e jurídica.

Um ano pode ser muito importante para que se construa uma transferência bem trabalhada e sem vínculos com terceiros, que podem demandar, ou não, desgastes em   futuras decisões.




segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Santos vice, CBF não planejou jogos do Santos. Venda de mando foi péssimo. Substituições atrapalharam.

Santos terminou o ano como vice campeão brasileiro.
Podemos dizer que 3 fatores atrapalharam a campanha santista:

O primeiro foi a CBF.
Não soube  diagnosticar conflitos de jogos entre seleção Brasileira e Santos, com datas fora do calendário FIFA,  atrapalhou nos dias de jogos das duas equipes, convocação de jogadores para a seleção com desfalque nos dias de jogos do peixe.

O segundo fator, foi o fato do Santos vender o mando de jogo. Isso é uma vergonha! Tendo em vista que a força econômica que o torcedor santista representa no Brasil e no mundo, nunca deveria  precisar, usar, dessa pratica.O responsável por esse  comércio deveria, no mínimo, receber uma punição. É contra o estatuto do Santos, no que diz respeito, de forma indireta, aos  direitos assegurados do sócio torcedor.

E o terceiro fator, diz respeito as ocorrências e escalações durante o torneio. É evidente que com a saída de alguns jogadores, as escalações de seleção, e as  lesões, o Santos iria dar uma oscilada. Mas além disso vimos substituições absurdas, antes e durante os jogos.
Nesse último jogo, perdemos passes , lançamentos, cruzamentos, chutes,impressionantes. Era para golearmos o fraco América.

Agora vamos analisar posição por posição.

GOL : No gol temos Wanderley e Wladimir. Estivemos bem servidos dessa posição. Talvez o melhor plantel de goleiros que o Santos já teve. Incluindo Gabriel ( Goleiro) e outros meninos da base.

LATERAIS: O Santos teve Daniel e Victor pela direita, e Cajú e Zeca, pela esquerda. Com Douglas, Emerson e Alison (lesão), atuando em outros clubes, temos um setor sem problemas.Ainda gostaria de ver mais jogos com Daniel e Caju no grupo. Podem ser escalados pelos lados do campo , na frente  em algumas partidas.O Botafogo e o Palmeiras trabalharam bastante esses deslocamentos de laterais, meias e ponteiros, e deu resultado. Estamos bem servidos nesse setor.

ZAGUEIROS: O Santos perdeu Jubal, Wallace e Paulo Ricardo da base, apareceu Luiz e Gustavo, mantidos. Além desses zagueiros, temos um argentino e David. Acho o setor mais problemático do time atualmente, devido a lesões.Acredito que o Santos deveria ter mantido Jubal, pelo menos até o final desse ano. Mais uma do Sr WR. O santos deve contratar um zagueiro de ponta.

VOLANTES: Ferrugem,  Batata e Leandro, não pertencem mais aos planos santista. Temos Leo, Thiago e Medeiros da base que permaneceram. Renato faz a diferença no setor. É um técnico para os meninos que se aventuram por ali. Yuri foi uma ótima contratação, e também faz outras funções no grupo. Não precisamos de volantes.

ARMADORES: Mota, Lucas e Leo fazem praticamente a mesma função. Acredito que ainda precisamos de jogadas ensaiadas e bolas trocadas com acertos de passes e chutes na grande área. Temos jogadores, em outros grupos do futebol brasileiro, que podem modificar taticamente o grupo.

ATACANTES: Precisamos de jogadores nas pontas. Acho Marinho e o atacante da Ponte, desde a muito tempo, bons jogadores e poderiam ser contratados. Acho Copete mediano, Bueno em formação,e |Ricardo Oliveira,  poderia revezar com atacantes mais novos, em alguns jogos menos complicados. Poderíamos "tentar subir "para o ataque com Caju ou Daniel Guedes, como pontas, em algumas partidas. Mas para isso precisamos desenhar novos esquemas táticos. Precisamos contratar  um bom ponteiro para 2017.

Salve 2017, um maravilhoso fim de ano para todos. LR







sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Santos tem que superar falhas táticas, com falta de ponteiros e articuladores, para tentar vencer Palmeiras.

O time santista vai enfrentar nesse Sábado a melhor equipe do campeonato.

Infelizmente temos o time mais entrosado, e o indicado para ser campeão nacional desse ano.

Mas temos um péssimo técnico, que tem apenas um posicionamento tatico e não sabe articular o time com recursos com os jogadores que dispõe.

Temos dois homens de  toque de bola pelo meio, mas que pouco entendem de ataque em "jogo vertical" ou em articulação pelos lados do campo. São eles Lucas Lima e Jean Mota.

O nosso único atacante  é constantemente anulado e nada produz. Atacante Copete.

Ricardo não tem feito gols e tem participado pouco de lances ofensivos nos últimos jogos.

Ao contrario do Botafogo e Palmeiras que cresceram na competição com formas "coringas" táticas na armação, com laterais e armadores, o Santos nada cria, e sempre perde a bola para o adversário. No último jogo a única bola em direção ao gol foi no chute do arremate.

A saída seria utilizar o zagueiro gringo para tentar gols nas bolas paradas, e um dos nossos meninos alas, Daniel ou Cajú, para procurar ajudar na parte ofensiva e troca de posição na defesa.

Na defensiva ainda temos Yuri, que praticamente termina o ano sem ser adequadamente testado, depois de brilhante campanha pelo Audax.

Enfim, temos um tecnico de "uma nota só" e que tenta ganhar jogo com uma forma de jogar e com um contra ataque praticamente igual em quase todos os jogos.

A minha escalação é:
 Wanderley,  Ferraz, Luiz, Gringo e Zeca. Thiago, Renato e Lucas, Copete, Ricardo e Caju (ou Daniel Guedes).

Saudações a todos, e vamos torcer para que  um bom jogo possa acontecer e pelo menos um empate santista já seria um ótimo resultado.