segunda-feira, 13 de junho de 2016

Sta Cruz 0 x Santos 2, sem mágicas de empresários Santos consegue uma vitória fora. WR e globo "soltam rojões" e torcedores santistas nem ligam mais

Sta Cruz 0 x Santos 2, sem mágicas de empresários, Santos consegue uma vitória fora.

Levando a campo um time praticamente igual ao que derrotou o Botafogo, a equipe técnica santista fez o que nós, e todos os santistas achamos que deveria ser feito sempre :não inventar na escalação, e só trocar jogadores para atuarem com funções táticas definidas e bem trabalhadas.

Equilibrar atacantes junto a primeira linha adversária com a criação de jogadas e roubada de bola para contra ataques.

Trocar volantes, laterais, e eventualmente meias, com aparecimento em espaços novos no campo de jogo, isso deu um resultado positivo e apareceu em algumas jogadas diferentes no peixe.

A troca de passes melhorou na qualidade e objetividade também.

Percebemos que mesmo bastante desorganizado em alguma posições no campo, o Santos percebeu que gols , no futebol moderno, acontecem com posicionamentos de jogadores adiantados para opção de jogadas, e chutes  como aconteceu no trabalho do gol do Zeca, já havia acontecido no jogo contra o Botafogo no gol do Paulinho.

Gostei da entrada do Luiz na zaga, embora ainda acho a leitura da cobertura e troca de função dos volantes da espera,bem confusa, isso precisa melhor conversado e treinado para os próximos jogos.

Continuo achando que para jogar contra times de meio de tabela podemos armar o time com meias "passeando" mais na intermediária e revesando os lados para receber o segundo passe, exatamente como foram os dois últimos jogos.

Contra times mais fortes o Santos deve armar um esquema "mais duro".Aproveitar 3 volantes  fixos, entrar com Yuri, por exemplo e tirar um atacante, armar um time com espera e criação trabalhada na segunda bola com jogadores armando e fazendo o ataque com nova função tática.

O Santos , se tiver paciência em algumas jogadas, pode chegar ao G4 e até levantar o título.

WR e globo "soltam rojões" e torcedores santistas nem ligam mais

Parece que o torcedor santista já se acostumou com os exageros e até "puxação de saco" nas notícias de valorização e negociação de jogadores santistas nas postagens e divulgações.

A globo faz de tudo para atender o "sócio" WR e promove um festival de "fogos de artifício", tentando sensibilizar possíveis "compradores"através de postagens, noticiários "implícitos e explícitos", com notícias dentro de notícias, completamente fora da realidade comercial.

Enfim uma grande palhaçada, que no entender do torcedor santista, só atrapalha a vida profissional do atleta junto a grandes clubes e a própria torcida, que não se cansa de ver jogadores "serem oferecidos" por qualquer "papo furado."

Tenho conversado com amigos, e inclusive empresários.Detonaram o Ney nos noticiários e agora?querem detonar o resto dos jogadores?

Muitos discordam dessa pegação de pé contra o Santos. Escrevam aí, isso inclusive pode trazer problemas na comercialização de anúncios nos espaços de jogos de futebol e até no IBOPE da emissora para 2017.

Santistas, aqui um site da verdade!LR

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Santos 3 Botafogo 0, o simples e o básico para enfrentar um time fraco, contra os fortes uma alteração no meio.

Dorival utilizou da lógica, sem "nenhuma mágica",  para encarar um time bastante debilitado como o Botafogo.

Não podemos tirar o mérito de Tiago Maia e Victor Bueno que fizeram uma partida acima da média, por outro lado ainda percebemos uma confusão tática no grupo, bolas trocadas sem acertos de passes e posicionamentos sem objetivos prontos na frente,

Victor Bueno tem se destacado desde a pré temporada e pode brilhar nesse brasileiro, já os novos (leo e Serginho)devem ter um posicionamento tático definido, saberem o que vão fazer dentro de campo com jogadas de penetração, trocas de passe e chutes a gol, inclusive.

Existe uma perda displicente de bolas passadas, preocupa o torcedor,  mal posicionamento da cobertura da zaga, mesmo com time fraco,o que facilita contra-ataques e pouca reposição.

Contra os 5 primeiros colocados, o Santos deve jogar com uma troca do meio, e ter pelo menos dois blocos táticos de ataques definidos pelo treinador, não está na hora de experiências,

 se não vamos perder jogos, podem me cobrar aqui.

Como já disse em outra postagem, entraria com mais um volante e um atacante a menos, e tentaria adiantar Renato pelo meio na ligação com o ataque,

Contra o Botafogo vimos um falso 4 4 2, e esta bom para enfrentarmos o restante dos times da tabela, com o menino campeão da base,Victor, tendo mais oportunidades.

Meus times? Wanderley, V. Ferras,G Henrique, David e Zeca, Thiago,Renato, V.Bueno e Leo (Serginho), Paulinho e Victor ou Wanderley, V. Ferras,G Henrique, David e Zeca, Thiago,Valença (F. Medeiros) e Renato, V.Bueno , Paulinho e Victor.

Esse deveria ser o time base para esse ano, vamos ver se os empresários vão querer mágicas no segundo tempo, para o time cair de produção.


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dorival joga meninos na "toca dos leões" e depois volta com os perebas para perder o jogo contra "aquele time".Qual a tática do Dorival? SOCORRO!

 O Santos perde mais uma partida, agora contra nosso maior rival.Foi um dos jogos do Santos que me senti mais inseguro em toda a história que presenciei esse clássico.Achei que íamos ser goleados.

Foi uma partida que deu sono e principalmente raiva, muita raiva, por presenciarmos uma burrice e uma 'sacanagem" também, pela péssima escalação e disposição tática.

Uma burrice, por entrar em campo com jogadores da antiga base santista, mas que a muito tempo não começavam jogando juntos, e em jogos complicados, possivelmente nada ia dar certo, como acabou não dando,

O Santos foi um time de contenção, mas com algumas falhas, sem criação e ofensividade.

Foi uma "sacanagem" essa escalação, porque não  contemplou, nem uma tática defensiva com marcação de falsos meias do adversário, e muito menos ofensiva, pois ninguém se posicionava para guardar o ataque, tabelar, chutar , ou criar dentro da segunda linha ou defesa do adversário.

O certo seria entrar com três volantes de origem, e um dos três fazer o papel de falso meia  para acompanhar a segunda linha de armação e conexão do adversário,

Entrar  com Valença ou Fernando Medeiros e liberar a ligação para Renato, com Thiago mais na marcação,

Enfim, o Santos apresentou um futebol irreconhecível, colocou os meninos santistas sem entrosamento, sem referência de meio em posição de ataque:  Serginho, Elano e  Léo pareciam perdidos depois do meio campo, depois trocados por Rolon, Joel e Paulinho,mal treinados taticamente, diminuíam a produção do grupo ainda mais.

Uma desorientação geral, uma rifada de jogadores, uma forma péssima de mostrar que quem manda são os empresários, ou quem escala esta completamente perdido.

Acredito que o Santos não tenha chutado a gol, com perigo, nenhuma vez, e muito menos conseguiu fazer um contra ataque organizado, parecia uma catadão da várzea em campo esperando o adversário.

Sempre atrás da linha da bola.

Uma tristeza muito grande ver o Santos assim.

Precisamos de um técnico de verdade e de menos empresários falando abobrinha na vila Belmiro.

Saudações Santistas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Calendário da CBF detona Santos.Globo, WR e associados "vendem" jogadores santistas todos os dias.Porque?

O Santos não só empatou contra o Figueirense e perdeu para o Inter em plena Vila Belmiro.

O Santista perde também  seus principais jogadores  no principal campeonato do Brasil para a seleção brasileira.

Os adversários, assim como a CBF e o "trio de lata", dão risada com a armadilha montada contra o  time santista, e plenamente aceita pelo sr Modesto e diretoria.

O Santos, mais uma vez, sede jogadores para a seleção brasileira, "vitrine de craques" patrocinados pelos empresários e TVs, que querem na valorização de jogadores "tirarem o seu".

Tanto insistimos para o Ney sair  sem nenhum vinculo, sem nenhum investidor no seu pé. Deveria ficar duro, sem nada,  ir tranquilo para a Espanha, mas nada foi seguido.

Cortou seu contrato, TVs e empresários "esquentarão" o cara na imprensa mundial. O cara "engoliu a deixa"e foi embora. Hoje, diversas empresas e  o próprio Santos estão cobrando o jogador todo dia na mídia.

O Ney não merecia e não merece  isso.

Nessas horas é que percebemos como as coisas acontecem.

A CBF é quem organiza o calendário nacional e da seleção brasileira, e também convoca jogadores desta seleção.

É preciso que se organize um calendário que contemple os jogos do Santos,  o Santos deve ter jogos seguidos no brasileiro para suprir essas  datas CBF ou FIFA.

UMA GRANDE VERGONHA, o Santos esta na mão de pessoas que não estão nem ai para o clube ou para o torcedor.

Saudações aos verdadeiros santistas.LR

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Linguagem Tática X Posição e Raça

Hoje, com a evolução do futebol, o que se percebe é cada vez mais, colocar a bola para rodar e achar espaços táticos no campo para construir tabelas.

O gol tomado pelo Santos contra o Coritiba mostra praticamente dois grupos de fundamentos de toque de bola estruturados para finalização, um que parte do meio campo procurando o lado mais vazio e o outro que efetiva as jogadas para conclusão.

No gol do  Santos assistimos um gol de garra, com um jogador fora de posição recebendo uma bola cruzada na área, de uma ótima jogada de um lateral, um complemento de cabeça, e uma importante batida de falta no nosso  primeiro gol.

No gol tomado contra o galo aconteceu praticamente com  o mesmo objetivo do adversário, mas pelo lado do campo e com falha da nossa zaga no cruzamento da conclusão.

O que observamos é que grupos de jogadas devem ser exaustivamente desenvolvidas durante os treinos, sejam com corridas com passagem com toques antes e depois das linhas, ou ainda com chutes "pressão", ou com espaços para corrida para pegar a bola.

Esses treinamentos táticos atualmente sempre deixa a desejar no atual esquema tático do Santos.

A falta de criatividade mostra uma equipe que não consegue envolver o adversário, mostra deficiência nos chutes, ou esporadicamente chuta e acerta,(como no caso do gol no último jogo).

O Posicionamento e Raça

É importantíssimo o atleta receber sua camisa do treinador, disputar bolas divididas, partir para o enfrentamento, tentar mostrar alguma sabedoria individual na hora que o time mais precisa para se recuperar no jogo.

Mas na tônica do futebol moderno, o jogador que conhece bem os fundamentos faz o drible em grupo, o drible se torna conjunto, lembra mais o basquete e menos o futebol da primeira década dos anos 2000.

O treinador hoje é um agrupador, homem de equipe, com pré requisito de treinamentos de fundamentos.

É impossível treinar fundamentos com trabalho tático complexo, como é impossível treinar trabalhos táticos com necessidades de percepção de fundamentos.

Se esse objetivo não ser alcançado,esse equilíbrio, o time se torna uma mera "imitação" do time do Barcelona, e infelizmente não tem como levar público ao estádio e nem promover um bom resultado final no placar.

Sudações santistas a todos e um ótimo feriado!



sexta-feira, 20 de maio de 2016

Chute a gol.Fundamento básico do futebol, atletas de base do Brasil precisão acertar o chute.

Hoje temos atletas preocupados em receber treinamento dentro da equipe. Aspectos de relacionamento humano, treinamento físico e tático são muitas vezes prioritários.

Mas e os fundamentos? e o chute a gol?

O que tenho visto nos treinos de clubes de futebol de base do Brasil, por incrível que pareça, são objetivos de jogadas que não facilitam o gol, em especial, treinamento para que chutes aconteçam de forma errada.

É impossível colocar um atleta em campo se ele não tem recurso de chute a gol, no atual futebol de base europeu, por exemplo,é muito difícil achar um jovem que erre o gol em bolas "pressão", ou aquelas roladas na cara da área.

Ao contrario de clubes brasileiros que perdem muito tempo com jogadas de corrida, revezamento de bola com chutes.

Quem tira do defensor, ou completa a jogada, deve saber o que fazer, e nesse ponto temos péssimos treinamentos.

Depois de mirabolantes jogadas, dribles, e muita correria, assistimos uma bola voar  para longe do gol.Um atleta cansado, uma distância errada do corpo para a bola, e um chute mal dado.

Em duas decisões assistimos dois atletas do Santos desperdiçar gols imperdíveis!

São vários e vários chutes sem nenhuma precisão nos muitos jogos, muitos chutes a gol sem direção nenhuma, sem peso, sem a mínima técnica.

É preciso que a equipe de treinadores de todas as categorias , inclusive as equipes de base santista,  priorizem esse fundamento, pois sem isso não teremos mais gols bonitos no futuro, aqueles que lembrem nossos grandes ídolos do passado.

Saudações santistas. LR



segunda-feira, 9 de maio de 2016

Parabéns santistas de coração! CAMPEÃO DE NOVO!nossa briga vai ser sempre pela integridade e responsabilidade de quem ama o futebol.

Sempre acreditamos no time santista , mas acima de tudo, mostrar nossa responsabilidade em falar aqui, a verdade desse elenco e de toda gestão 2016: Dentro e fora do campo.

Wanderley evoluiu muito, parece merecer uma vaga na seleção brasileira, aprendeu a sair, a lançar, a esperar, e principalmente defender bolas cruzadas.

Se criticamos algumas vezes o meio da defesa, com a volta de David fora de forma e com pouquíssimo tempo para se recuperar antes de enfrentar esse time do Audax, e com Gustavo em baixa, é porque queríamos o melhor da equipe dentro de campo.

O time soube administrar essa recuperação técnica da zaga, em poucas partidas,o suficiente para ganharmos o título de campeões paulistas de 2016.

Zeca evoluiu muito, cresceu na área de marcação e no apoio efetivo do ataque, ainda precisa apoiar com mais trabalho "de ensaio" de jogadas por ali. Já Victor, na direita, aprimorou lançamentos e recebimentos na direita e em diagonal, embora tivesse tomado "alguns bailes", durante a competição..

Lutamos por um meio mais articulador e "pensador", isso aconteceu em parte , mas ainda podemos esperar  evolução de Thiago, Renato e Lucas.Principalmente com ocupação de espaços, tabelas  curtas, trocas de apoio, e evolução com jogadores de frente e laterais.

Victor Bueno , na verdade, foi a grande surpresa desse paulista, deu o passe para que Oliveira marcasse. Já tinha feito dois golaços em uma só partida, e desde a partida contra o Bahia, na pré temporada, esse blog já tinha detectado sempre um um aumento de produção do grupo, com ele em campo.  Conseguiu entrar bem , como articulador nas últimas partidas,, e muitas vezes o terceiro homem de frente.

Gabriel também tomou seus "puxões de orelha", e chega com o título paulista assumindo a responsabilidade da camisa 10 santista. "Piloto" entre todos os meninos da sua geração "pós Neymar". Provavelmente pode se o único atleta a ter  3 convocações de seleções brasileiras esse ano.

Ricardo Oliveira, fez o que sua mãe deve ter sempre esperado dele. Dedicação e sucesso!Fiquei preocupado no começo da temporada quando o negócio da China não aconteceu. É evidente que ninguém é de ferro, mesmo uma pessoa vivida como o Ricardo, na medida do possível, soube administrar sua não ida e passou a jogar com a mesma preparação de antes.Colheu os frutos na hora certa!

Sua mãe deve estar muito feliz por seu filho ter alcançado essa glória com a camisa 9 santista.Um golaço que vai ficar na história do clube e que poderia ter sido assinado, tranquilamente, por Pelé ou Coutinho, sem problemas.

Dorival Jr, mudou três nomes, desde quando chegou no ano passado,  usando a base santista: Thiago, Zeca e agora Victor Bueno (antes de Marquinhos Gabriel, no ano passado).Qualquer "criança" sabia , no meio do brasileiro do ano passado, o que estava errado no time, e o que precisava mudar.

Acho Dorival um técnico bastante limitado, enxergo mérito no grupo dos jogadores apenas,e principalmente quem passou por aqui antes, treinando esse grupo campeão.

A equipe reserva, montada para a copa do Brasil, por Dorival, foi simplesmente ridícula.Um futebol sem nenhum padrão de jogadas, e pessimamente treinada.Tem a cara de Dorival.

Em jogos passados substituiu mal  a equipe e quase perde jogos. Na copa do Brasil, do ano passado,perdemos o título de forma ridícula com jogadores péssimos , entrando sempre com aval de  empresários.

Parabéns ao Santos FC por esse trabalho, esperamos mais jogos nos grandes estádios e uma distância maior do grupo "Odílio/Globo".

Uma grande noite Bi campeões.